Qual o motivo dessa rejeição?
A Rejeição 781 - "Emissor não habilitado para emissão da NF-e/NFC-e" ocorre quando a empresa emissora do documento fiscal não está autorizado perante a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu Estado, ou está em situação irregular perante o Fisco.
Exemplo:
Você acabou de abrir uma empresa, após realizar o cadastro na SEFAZ do seu estado, começa a emitir suas primeiras Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). No entanto, ao tentar emitir uma NF-e para uma venda, você se depara com a Rejeição 781 - "Emissor não habilitado para emissão da NF-e/NFC-e."
Neste caso, a rejeição ocorre porque a sua empresa, por ser recém-criada, ainda não teve a Inscrição Estadual habilitada para emissão de NF-e/NFC-e ou pode estar em situação irregular. Isso pode acontecer, por exemplo, se houve algum erro no processo de cadastro ou se há pendências junto à SEFAZ que precisam ser resolvidas.
Como resolver?
Certifique-se de que sua Inscrição Estadual está ativa consultando o Sintegra ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC). Além disso, é fundamental entrar em contato com a SEFAZ para verificar sua situação cadastral e entender a razão da rejeição. Esse problema é frequente em empresas recém-criadas.
Referência:
Regra de validação da SEFAZ: