Alterar a numeração e a série da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é uma funcionalidade importante para garantir que cada documento fiscal tenha um número único, evitando qualquer risco de duplicidade. Cada NF-e emitida precisa seguir uma sequência numérica e de série específica, assegurando que as notas fiscais sejam facilmente identificáveis e estejam em conformidade com as exigências fiscais.
Manter esse controle é essencial para evitar problemas tanto com a Receita Federal quanto para o próprio controle interno da empresa, promovendo uma gestão fiscal organizada e transparente.
Para novas empresas, ao emitirem suas primeiras notas fiscais, não precisam se preocupar com duplicidades ou alterações na numeração, pois, após a emissão da primeira NF-e, as subsequentes seguirão a sequência automaticamente. Entretanto, se já tiver emitido notas fiscais por meio de outro programa anteriormente, isso pode causar conflito.
Se estiver preenchendo uma nota fiscal e ela for rejeitada devido à duplicidade na chave de acesso, o procedimento necessário é alterar a numeração da NFe. Veja como fazer isso diretamente na nota fiscal:
Na área de Notas Fiscais, encontre a nota duplicada e clique nos três pontos à direita;
No campo aberto, clique em Editar;
Clique em Dados gerais;
Nesta aba aberta, você poderá informar o número corrigido da nota fiscal que está emitindo.
Se, por exemplo, você emitiu suas notas fiscais em outro programa até o número 50, no campo de numeração do emissor Treeunfe NFe, você deve informar o número 51, que deve ser uma sequência ainda não utilizada para essa empresa. Se você repetir o número 50, a nota fiscal será rejeitada, pois a SEFAZ não permite a emissão de duas notas do mesmo modelo com o mesmo número.
Depois de alterar o número da nota em Dados gerais, basta clicar em Salvar e Reenviar a nota fiscal para que seja autorizada.
Se o erro persistir, é necessário consultar seu contador ou entrar em contato direto com a SEFAZ para confirmar qual foi o número da última nota fiscal transmitida, permitindo assim dar continuidade às suas emissões com a sequência numérica correta.
Como cadastrar o número da última nota fiscal nas configurações do emissor?
Quando você cadastra o número da última nota que emitiu direto nas configurações, assim que clicar em criar uma nova nota fiscal, ela aparecerá com a numeração já em sequência.
Isso torna o processo de emissão mais prático, eliminando a necessidade de alterar o número da nota a cada emissão. Uma vez gravado nas configurações do programa, ele automaticamente mantém a sequência.
Para fazer essa configuração, siga os passos:
Com o emissor NFe aberto, clique em Configurações no menu ao lado esquerdo;
Escolha a opção Minha empresa;
Na nova tela aberta, clique em Nota fiscal;
Na aba aberta, informe a Série e o Número da última nota que você emitiu.
Se você não souber qual foi a última numeração de NFe que emitiu, pode verificar essa informação diretamente com seu contador, ou consultar na SEFAZ o cadastro da sua empresa juntamente com a última nota fiscal autorizada vinculada ao seu CNPJ.
Após informar o número da última NFe autorizada, basta clicar em Salvar para poder emitir as novas notas fiscais subsequentes.