Passar para o conteúdo principal
Como configurar regras de emissão?

É possível criar ou editar regras específicas de tributação para a emissão de NF-e.

Suporte Técnico avatar
Escrito por Suporte Técnico
Atualizado há mais de um mês

Regras de emissão são configurações que definem como e quando as notas fiscais serão emitidas, de acordo com a legislação vigente e as necessidades da empresa. Elas podem incluir critérios como tipo de operação, finalidade de emissão, parâmetros, e outras especificidades fiscais. Essas regras ajudam a garantir a conformidade com as exigências legais, a precisão na emissão das notas e a eficiência nos processos fiscais da empresa.

Para você criar ou configurar uma regra de emissão já existente dentro do emissor Treeunfe NFe, faça o login com sua conta e em seguida:

  1. Clique em Configurações no menu à esquerda;

  2. Selecione Minha empresa;

  3. Na nova página aberta, clique em Regras de emissão.

Nesta página, você pode tanto editar ou excluir uma regra já criada, localizando-a e clicando nos três pontos à direita; ou também criar uma nova regra, clicando no botão Nova regra na parte superior direita da tela.

Configurando uma nova regra:

Ao criar uma nova regra de emissão para notas fiscais, você deverá preencher os seguintes campos:

  • Tipo de operação (saída ou entrada);

  • Finalidade de emissão (normal, complementar, ajuste ou devolução);

  • Nome (natureza da operação da nota fiscal);

  • CFOP para seu estado;

  • CFOP para outros estados.

Também é possível preencher informações relacionadas à regras, tributação, parâmetros e combustível. Veja um exemplo abaixo:

Após o término do preenchimento, basta salvar a regra de emissão no botão superior direito na tela.

Para incluir a regra criada em uma nota fiscal, você pode editar uma nota pendente ou criar uma nova. No campo Modelo da Nota Fiscal, busque pelas regras cadastradas em sua conta para adicioná-las à nota.

É importante que o usuário consulte sempre seu contador para verificar as informações das regras de emissão, garantindo que tudo esteja conforme a legislação vigente e as necessidades específicas da empresa.

Respondeu à sua pergunta?