Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições da NFe - SEFAZ Produtos e Serviços
Como resolver a Rejeição 778? Informado NCM inexistente
Como resolver a Rejeição 778? Informado NCM inexistente
Suporte Técnico avatar
Escrito por Suporte Técnico
Atualizado há mais de 2 meses

Qual o motivo dessa rejeição?

A Rejeição 778 - "Informado NCM inexistente" ocorre quando ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), se o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) utilizado não constar na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), ocorrerá a rejeição com o código "778 - Informado NCM inexistente".

Exceções:

A rejeição 778 não se aplica para notas fiscais emitidas anteriormente a 01/01/2016.

Para a NF-e, considerar nesta validação os códigos de NCM especiais definidos pela RFB para permitir o uso no Registro de Exportação (Erro! Fonte de referência não encontrada.). (NT 2015.002)

Exemplo:

Suponha que uma NF-e tenha sido emitida com o código NCM 94038023. Se esse código NCM não estiver na Tabela de Códigos do NCM, a NF-e será rejeitada com a mensagem de rejeição 778.

Como resolver:

Para resolver esse problema, deve-se consultar a tabela de NCM disponibilizada pelo MDIC para verificar a existência do código NCM informado. Caso o código exista, recomenda-se entrar em contato com a SEFAZ, pode haver um problema no ambiente autorizador da NF-e. Geralmente, a rejeição indica que o código informado realmente não existe. Nesse caso, é necessário encontrar outro código NCM válido que melhor se encaixe na sua operação.

Para consultar e verificar todos os códigos NCM disponíveis, acesse o site que agrupa os códigos por categoria.

Treeunfe

Referência:

Regra de validação da SEFAZ:

Respondeu à sua pergunta?