Passar para o conteúdo principal

Como resolver a Rejeição 267? Chave de Acesso referenciada inexistente

Atualizado essa semana

Qual o motivo dessa rejeição?

A Rejeição 267 ocorre quando a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é emitida com referência a uma chave de acesso que não existe na base de dados da SEFAZ. Essa referência pode ser usada, por exemplo, em notas de devolução, ajuste, ou complementares, em que se faz necessário indicar a chave de acesso de uma NF-e emitida anteriormente.

Se a chave referenciada for digitada incorretamente, não tiver sido autorizada, ou ainda não estiver disponível na base da SEFAZ no momento da consulta, a nota é rejeitada com a mensagem: "267 – Chave de Acesso referenciada inexistente [nRef: 1]", sendo o número entre colchetes o item com erro.

Exemplo:

Uma empresa emite uma NF-e de devolução e, ao preencher o campo de nota referenciada, informa uma chave de acesso com erro em um dos dígitos. Como essa chave não corresponde a nenhuma NF-e autorizada na SEFAZ, a nota é rejeitada com o motivo 267 – Chave de Acesso referenciada inexistente [nRef: 1].

Como resolver?

Para corrigir essa rejeição, é necessário verificar se a chave de acesso informada na nota está correta. Confirme os 44 dígitos da chave original da NF-e que está sendo referenciada. Certifique-se também de que essa nota já foi autorizada e processada pela SEFAZ antes de ser referenciada.

Após confirmar e corrigir a chave (caso necessário), reenvie a NF-e. Se a nota referenciada ainda estiver em processamento, aguarde a autorização e só então tente novamente.

Referência:

Regra de validação da SEFAZ:

Respondeu à sua pergunta?