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Como resolver a Rejeição 104? Lote processado

Atualizado essa semana

Qual o motivo dessa rejeição?

Essa mensagem indica que o lote de notas fiscais enviado já foi processado anteriormente pela SEFAZ. Ou seja, o sistema da SEFAZ já recebeu, analisou e respondeu ao envio — e por isso, não é necessário reenviá-lo.

Ela não é, de fato, um erro que impede a autorização da nota, mas sim uma mensagem de retorno informativa, usada quando o contribuinte tenta consultar ou reenviar um lote que já foi processado.

Exemplo:

Você transmite um lote com uma nota e, por algum motivo (como instabilidade de internet), decide reenviá-lo sem consultar o status anterior. A SEFAZ, ao receber novamente esse mesmo lote, devolve a rejeição 104 – Lote processado.

Como resolver?

Antes de reenviar um lote, o ideal é consultar o protocolo de autorização para verificar se a nota já foi processada e qual o seu status. Se você estiver usando o emissor Treeunfe NFe, siga este passo a passo:

  1. Vá até a nota fiscal com rejeição;

  2. Clique em Consultar Status;

  3. Se a nota já tiver sido autorizada, ela será exibida como aprovada e não precisará ser reenviada;

  4. Se a nota ainda não tiver sido processada corretamente, será exibida a rejeição correspondente e você poderá tomar as providências necessárias (como reenviar ou corrigir).

Essa mensagem serve mais como um aviso do que como uma falha. O mais importante é sempre aguardar o retorno da SEFAZ antes de realizar um novo envio.

Referência:

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