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Como resolver a Rejeição 656? Consumo indevido pelo aplicativo da empresa
Como resolver a Rejeição 656? Consumo indevido pelo aplicativo da empresa

A rejeição 656 ocorre quando há um grande volume de consultas ao servidor da Sefaz em um período de tempo muito curto.

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Escrito por Suporte Técnico
Atualizado há mais de 3 meses

Qual o motivo dessa rejeição?

A rejeição 656 ocorre quando há um grande volume de consultas ao servidor da SEFAZ em um período de tempo muito curto. O limite é de 600 consultas a cada 5 minutos para um mesmo certificado. Quando esse limite é excedido, a SEFAZ bloqueia as consultas, resultando na rejeição "656 - Consumo Indevido".

Observação

Em situações como essas, a SEFAZ pode bloquear tanto o Certificado Transmissor quanto o endereço de IP. Esse bloqueio é temporário e normalmente permanece por poucos minutos, mas pode durar um tempo maior dependendo da quantidade de tentativas.

Motivos comuns:

  1. Looping de consultas: quando o software emissor não obtém sucesso em uma consulta e faz novas consultas em um intervalo muito curto, tentando obter o retorno correto da SEFAZ. Isso pode ocorrer devido a falhas no software emissor, problemas no certificado transmissor ou falhas no Webservice de Consulta da SEFAZ.

  2. Volume elevado de documentos: processamento de um grande número de documentos em um curto intervalo de tempo, levando a um volume elevado de consultas e ultrapassando o limite permitido.

Como resolver?

1. Aguardar a liberação pela SEFAZ:

  • Aguarde até que a SEFAZ libere novamente as consultas. Isso pode demorar alguns minutos após o bloqueio, quanto mais tentativas antes do desbloqueio, maior é o tempo de bloqueio.

Dicas adicionais:

  • Fique atento às tentativas de envio de notas em excesso: monitore a frequência e o volume de notas e requisições para evitar ultrapassar o limite de 600 requisições a cada 5 minutos.

Referências

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