Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições da NFe - SEFAZ Consumo indevido
Como resolver a Rejeição 656? Consumo indevido pelo aplicativo da empresa
Como resolver a Rejeição 656? Consumo indevido pelo aplicativo da empresa

A rejeição 656 ocorre quando há um grande volume de consultas ao servidor da Sefaz em um período de tempo muito curto.

Suporte Técnico avatar
Escrito por Suporte Técnico
Atualizado há mais de 2 meses

Qual o motivo dessa rejeição?

A rejeição 656 ocorre quando há um grande volume de consultas ao servidor da SEFAZ em um período de tempo muito curto. O limite é de 600 consultas a cada 5 minutos para um mesmo certificado. Quando esse limite é excedido, a SEFAZ bloqueia as consultas, resultando na rejeição "656 - Consumo Indevido".

Observação

Em situações como essas, a SEFAZ pode bloquear tanto o Certificado Transmissor quanto o endereço de IP. Esse bloqueio é temporário e normalmente permanece por poucos minutos, mas pode durar um tempo maior dependendo da quantidade de tentativas.

Motivos comuns:

  1. Looping de consultas: quando o software emissor não obtém sucesso em uma consulta e faz novas consultas em um intervalo muito curto, tentando obter o retorno correto da SEFAZ. Isso pode ocorrer devido a falhas no software emissor, problemas no certificado transmissor ou falhas no Webservice de Consulta da SEFAZ.

  2. Volume elevado de documentos: processamento de um grande número de documentos em um curto intervalo de tempo, levando a um volume elevado de consultas e ultrapassando o limite permitido.

Como resolver?

1. Aguardar a liberação pela SEFAZ:

  • Aguarde até que a SEFAZ libere novamente as consultas. Isso pode demorar alguns minutos após o bloqueio, quanto mais tentativas antes do desbloqueio, maior é o tempo de bloqueio.

Dicas adicionais:

  • Fique atento às tentativas de envio de notas em excesso: monitore a frequência e o volume de notas e requisições para evitar ultrapassar o limite de 600 requisições a cada 5 minutos.

Referências

Respondeu à sua pergunta?