Qual o motivo dessa rejeição?
Essa rejeição ocorre quando o tipo de operação exige que uma nota fiscal anterior seja referenciada, mas essa informação não foi incluída no XML da nova nota. É comum em operações como devolução de mercadorias, complementação ou ajuste, onde é obrigatória a menção à nota original.
Exemplo:
Você está emitindo uma NF-e com finalidade de devolução de compra e não preencheu os dados da nota fiscal que está sendo devolvida. Ao transmitir a nota, a SEFAZ retorna a mensagem: "Rejeição 701: Não informado Nota Fiscal referenciada".
Como resolver?
Para corrigir esse erro, você deve informar corretamente a chave de acesso da nota que está sendo referenciada. Veja como fazer isso:
No sistema emissor, localize o campo de nota fiscal referenciada.
Informe a chave de acesso completa da nota anterior relacionada à operação.
Salve a nota e retransmita para a SEFAZ.
Se você estiver utilizando o Treeunfe NFe, ao criar uma nova nota com finalidade de devolução, por exemplo, o sistema exibirá o campo correto para preenchimento da nota referenciada. Basta colar a chave da NF-e original nesse campo antes de enviar.
Lembre-se: nem toda nota exige referência, mas se a operação for de devolução, ajuste ou complemento, essa informação é obrigatória.
Referência:
Regra de validação da SEFAZ: