Qual o motivo dessa rejeição?
A Rejeição 545 acontece quando é emitida uma NF-e de devolução com valor total maior do que o da nota fiscal original que está sendo devolvida.
Na prática, a SEFAZ entende que, em uma devolução, os valores não podem exceder os da nota de origem. A devolução deve sempre respeitar o limite dos produtos efetivamente adquiridos e registrados na NF-e original — tanto em quantidade quanto em valores.
Exemplo:
Uma empresa recebeu uma nota fiscal de R$ 1.500,00 e está realizando a devolução da mercadoria. No entanto, ao emitir a NF-e de devolução, informou o valor total como R$ 1.700,00. Nessa situação, a SEFAZ retorna a mensagem: “545 – NF-e de devolução com valor total superior à NF-e devolvida”.
Como resolver?
Verifique os valores informados na NF-e de devolução e compare com a nota fiscal original:
Certifique-se de que os valores dos produtos e quantidades devolvidas estão dentro do que foi efetivamente comprado;
Corrija os campos da nota de devolução para que o valor total seja igual ou inferior ao da nota original;
Após o ajuste, reenvie a NF-e para a SEFAZ.
Com isso, a rejeição será resolvida e a nota poderá ser autorizada.